Hospital de Magé passa por obras de infraestrutura
sexta-feira, 21 de junho de 2013A principal unidade hospitalar do primeiro distrito de Magé está passando por intervenções de reestruturação. Após avaliação técnica, a obra foi licitada e está em execução. Nesta semana será concluída a primeira fase, segundo Gustavo Morgado, secretário de Habitação e Urbanismo.
A Secretaria Municipal de Saúde solicitou a obra. “Ao verificar as necessidades do local percebemos que não foi instalado um telhado sobre a laje, apenas a aplicação de uma manta asfáltica [cobertura que impede a passagem de água], que foi colocada de forma errada”, explicou Morgado.
As equipes estão retirando a manta aplicada e estão instalando um telhado de fibra-cimento e madeira na área que tem cerca de 1,1mil metros quadrados. Até o final desta semana a primeira fase dessa instalação será concluída. A Direção do hospital também implantou um esquema especial de realocação de alguns setores para manter o andamento da obra sem prejudicar o atendimento na unidade.
Houve atraso para o início de execução da obra, pela falta de uma passagem alternativa para as equipes de operários acessarem o teto, circularem e transportarem o material. “Não conseguimos registros de quando foi realizada a última obra. Então essa intervenção é de pequeno porte e está acontecendo com todo o cuidado. Mas a previsão é que seja finalizada em 10 dias”, afirmou o secretário.
Obras vão se estender para outras áreas da unidade
A má instalação da proteção e impermeabilização do teto também provocou transtornos por conta da obra que não foi finalizada. No último sábado, após um grande volume de chuva, pontos de vazamento foram identificados nos locais onde a manta estava deteriorada e mal colocada. Um grupo de 15 pacientes da Unidade de Pacientes Graves (UPG) e das enfermarias masculina e feminina do Hospital foram remanejados para outros locais dentro da unidade.
Foram interditadas as áreas onde havia o vazamento e o interior desses setores também vai passar por obras de reparos, com pintura e revisão das instalações do revestimento no teto e elétrica.
Fiscais da Secretaria de Habitação e Urbanismo também já estão realizando o levantamento para as melhorias em outras áreas da unidade hospitalar, eles estão avaliando as necessidades e instalações do refeitório, necrotério e lavanderia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Magé