Secretarias de Saúde e Educação de Magé se mobilizam para a campanha contra o HPV
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Magé, Luciene Arruda, fez reunião, na manhã desta quinta-feira, 15 de janeiro, para traçar estratégias para implantação da Campanha Nacional de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), cuja primeira etapa será de 10 de março a 10 de abril.
As secretarias de Saúde e Educação trabalharão juntas para atender a determinação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização, de que todas as estudantes do município com idades entre 11 e 13 anos sejam vacinadas contra o HPV, que é responsável por 70% dos casos de câncer no colo do útero.
Segundo Luciene Arruda, a primeira etapa da campanha será feita nas escolas e a segunda nas unidades básicas de saúde. “As equipes de saúde irão às escolas para aplicar a primeira dose da vacina. Ainda estamos traçando estratégias para determinar qual a melhor forma de atender a todas as crianças, mas inicialmente pensamos em trabalhar por distrito”, explicou.
Com o intuito de fechar todos os pontos para o início da vacinação, foi marcada uma reunião com todos os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares e com professores de biologia ou de educação física no dia 10 de fevereiro.
A coordenadora disse que a reunião com os gestores das unidades de educação é fundamental para campanha, pois é por meio desses profissionais que haverá a conscientização dos pais sobre a importância de vacinar as adolescentes na faixa etária citada.
Além de Luciene Arruda, participaram do encontro Marcos Vanini, coordenador de Educação em Saúde e Mobilização Social, Andrea Lima e Aline Cunha, coordenadoras do Programa Saúde na Escola, Michele Guedes, coordenadora da Vigilância em Saúde, e Marcos Vinícius, da Coordenadoria de imunização.