Magé participa do Programa Limpa Rio
terça-feira, 27 de agosto de 2013Com o objetivo de promover o desassoreamento de quatro rios que cortam o município (Roncador, Magé-mirim, Suruí e Inhomirim), o subsecretário de Meio Ambiente, José Renato Ascar, esteve reunido com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, para ratificar a inclusão de Magé no Programa Limpa Rio, que foi solicitado no início deste ano.
“Os rios apresentam um volume considerável, principalmente durante as chuvas. A dragagem é importante porque retira todo o material que obstrui ou atrapalha o fluxo das águas. Com o aval da Secretaria Estadual de Ambiente, vamos programar os serviços para onde exista um maior estrangulamento dos leitos”, comentou o subsecretário.
Durante a reunião, que também contou com a participação do secretário de Meio Ambiente de Guapimirim, Luiz Fernando Saraiva, ficou estabelecido que seja constituída uma pauta propositiva e conjunta para a realização de ações ambientais para a região que abrange os dois municípios.
Equipe do Meio Ambiente faz inspeção no Rio Suruí
Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou na última terça-feira (20) uma vistoria no Rio Suruí, após uma denúncia anônima de lançamento de lixo pelos moradores da região ribeirinha. Um grande quantitativo de material inservível foi recolhido.
A Secretaria de Meio Ambiente também está desenvolvendo o projeto Magé Ecobarreira, com o objetivo de reter resíduos sólidos e mitigar impactos ambientais decorrentes da disposição do lixo no curso do rio.
“Nossa ideia é acompanhar a solicitação de apoio do Inea para garantir a melhoria da bacia hidrográfica do Rio Suruí, que contemplará não só o esse rio, mas também a qualidade da Baía de Guanabara” afirmou Leandro Vidal, secretário de Meio Ambiente.