Magé se torna referência em gestão ambiental no Estado
sexta-feira, 7 de junho de 2013A convite da Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal fez uma palestra na terça-feira (4) para os alunos da faculdade em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Leandro falou sobre a importância na gestão do uso da água na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, e a conservação dos mananciais e o desenvolvimento de projetos para a recuperação dos rios, nascentes e águas subterrâneas.
O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá, são grupos organizados do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que tem a missão de debater e nortear a distribuição de recursos provenientes das compensações ambientais, o pagamento de outorga do uso de água na cidade de Magé e verbas ‘verdes’ concedidas pelo governo estadual.
São 17 municípios que trabalham em conjunto nesse sentido: Niterói, São Gonçalo, guia Itaboraí, Tanguá, Guapimirim, Nilópolis, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e a cidade de Magé que foram organizados em subcomitês, de acordo com o regimento do comitê. E Magé sustentou seu posto de diretor do subcomitê Oeste, uma das seis regiões de abrangência, para o próximo mandato de dois anos.
“A representação do município de Magé é de suma importância pelo impacto sofrido pela cidade, e as verbas que serão investidas na preservação e melhoria de nossos recursos hídricos”, pontou Leandro Vidal, secretário de Meio Ambiente.
Fonte: Prefeitura Municipal de Magé