Mutirões agroecológicos mobilizam Magé
quinta-feira, 14 de março de 2013Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, com Emater e a AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, um grupo de produtores orgânicos do município de Magé se reúne uma vez por mês para realizar mutirões de trabalho.
Na última quarta-feira, por exemplo, a equipe se mobilizou para trabalhar na propriedade da agricultora Laodicea Sales para a instalação de uma caixa d’água, ajudando também na captação de água na nascente que existe no terreno da produtora, de 52 anos de idade. Laodicea elogiou a iniciativa. “Estamos dando os primeiros passos ainda, mas é uma boa iniciativa, que ajuda os agricultores”, disse ela.
Além da melhoria da captação de água na cidade de Magé, o grupo ajudou a plantar parte das 200 mudas de palmito pupunha pela produtora.
“Nós nos reunimos com esse grupo de produtores agroecológicos uma vez por mês para uma reunião, mas, por uma iniciativa deles, resolvemos que o dia não seria só para reuniões mas para formarmos um mutirão que, a cada mês, vai ajudar um dos produtores, trabalhando onde fica mais difícil para o agricultor”, explicou o engenheiro agrônomo da Secretaria, Luis Henrique dos Santos.
“Trabalhando sozinhos, eles desanimam, porque demoram a ver resultado. Mas, juntos, em um dia conseguimos ver resultados, pois fazemos muitas coisas”.
Fonte: Portal Magé
Mais notícias sobre Mage:
- Inscrições abertas para Conferência Municipal das Cidades em Magé
- Segurança Pública realiza operação e flagra depósito clandestino em Magé
- Prefeitura de Magé lança acordo de gestão compartilhada com IPHAN
- Ruas no centro de Magé recebem demarcações viárias
- Inscrições abertas para formação de gestores e agentes de cultura em Magé