Operação retira lixão clandestino em Magé
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013A denúncia feita pela Associação de Moradores de Bongaba levou a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de Magé a dois terrenos que estavam sendo usados indevidamente para despejo de lixo. O crime ambiental ocorria na Rua Baronesa de Mauá onde duas áreas, uma de 800m² e uma de 1000m², recebia lixo inadequadamente. Na quinta-feira (24) o local começou a ser esvaziado por uma força tarefa formada no município.
O secretário de Meio Ambiente de Magé, Leandro Vidal, fiscalizou o local com a equipe técnica e com o apoio da Guarda Ambiental. “O nosso município é muito grande e necessitamos dessa colaboração da comunidade para encontrar locais como esse. Nós estamos intensificando a fiscalização no local para pegar os responsáveis por esse crime ambiental. A probabilidade de que esses caminhões estão vindo de fora do município é muito grande, e por não terem convênio com o Aterro Controlado, estão jogando em local indevido”, explicou o secretário, que já havia vistoriado o local no início desta semana.
O lixo depositado na área será levado para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) que fica a menos de um quilômetro do local. A ação está sendo apoiada pela Secretaria de Serviços Públicos que é responsável pela coleta de lixo no município, e enviou caminhões e uma retroescavadeira para a limpeza dos terrenos.
Caso os responsáveis pelo lixo despejado no local sejam encontrados responderão por crime ambiental, que segundo a Lei 9605/98, pode levar a multa e prisão. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, existe outra denúncia sobre lixão clandestino em Bongaba, que ainda será apurada.
Fonte: Magé Online